- Detalhes
- Categoria: Notícias
- By Andréa Pessoa
- Acessos: 60
Cidadão pode impedir abertura de contas fraudulentas em seu nome

O Banco Central criou uma ferramenta para cidadão impedir a abertura de contas em seu nome e evitar fraudes de identidade no Sistema Financeiro, com uso de documentos falsos. Trata-se do “BC Protege+”, um serviço que com mais de um mês de lançamento já conseguiu evitar mais de 111 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas.
O novo serviço pode ser acessado no link https://www.bcb.gov.br/meubc/bcprotege . Depois disso, caso esteja interessado, o cidadão deve efetuar o login pelo GOV.BR e informar aos bancos e demais instituições do sistema financeiro que ele ( ou sua empresa) não tem interesse em abrir contas naquele momento.
No cadastro, o interessado também pode informar que não aceita ser incluído como responsável, seja como titular ou representante, em contas de outras pessoas ou empresas.
Desta forma, antes de abrir uma conta, todas as instituições são obrigadas a consultar o sistema. A restrição para abertura de contas será comunicada de maneira automática pelo Banco Central a todas as instituições financeiras.
Se a sua proteção estiver ativada, a instituição não poderá abrir uma conta, nem incluir você como titular ou representante em uma conta de terceiros, até que você desative a proteção. O serviço é gratuito, e você pode ativar ou desativar quando quiser.
Outra informação importante é que o bloqueio vale para abertura de conta corrente e poupança. Só não funciona para conta salário, aquela aberta exclusivamente para o empregado receber o pagamento.
“É um serviço para os cidadãos e contribui para a promoção da integridade do sistema financeiro”, explica a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa.
...
Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
#AfremSindical
#BancoCentral
#BCProtege+
#fraudesfinanceiras
